Vila de Santo André tem o privilégio de estar localizada em uma área de proteção ambiental. A APA Santo Antônio percorre 23.000 hectares na faixa litorânea dos municípios de Santa Cruz Cabrália e Belmonte, entre a foz do rio João de Tiba e a foz do rio Jequitinhonha, e tem o objetivo de garantir a preservação dos recursos naturais. O clima é quente e úmido e as praias se estendem por toda a costa, local de rara beleza e grande fragilidade ambiental, que abriga grande diversidade de espécies da fauna e flora.  A APA Santo Antônio apresenta ecossistemas de grande importância: Mata Atlântica, restinga, várzea, mata ciliar, brejos, manguezais e recifes.

O que é bom saber sobre nossas praias :

 

A vegetação de restinga, estas plantas rasteiras encontradas ao longo da praia, são de vital importância para evitar a erosão fixando a areia e dunas.

É proibido circular com qualquer tipo de veículo na praia.

As Tartarugas

Como animais migratórios, as tartarugas se deslocam desde os trópicos até as regiões subpolares, transferindo energia entre ambientes marinhos e terrestres. São consideradas verdadeiros engenheiros do ecossistema, devido a sua influência e ação sobre os recifes de coral, bancos de grama marinha e substratos arenosos do fundo oceânico, e em Santo André elas tem tratamento especial através do Projeto Maré. 

Na primeira semana de outubro inicia a temporada de desova das tartarugas marinhas e Vila de Santo André é um dos locais favoritos. Desde 1998 existem ações e monitoramento no Sul da Bahia, incluindo a APA Santo Antônio.

Projeto Maré desenvolve ações de preservação das tartarugas marinhas e da restinga da praia de Santo André, alem de ações de conscientização e educação ambiental e é constituido pelos seguintes voluntarios:

Monica Paoletti coordenação

Vevé Freitas e Kinha Freitas: agentes de monitoramento

Odair Schneider: biologo/ supervisor tecnico

 

As tartarugas marinhas desovam a noite e colocam mais de 100 ovos de cada vez. Caso encontre ninhos e tartarugas nesta função deixe tranquilos, se quiser fotografar faça à distância e sem flash.

Já foram resgatados em parceria com o IBAMA e CRA dezenas não apenas de tartarugas marinhas, mas também baleias, pinguins e outros pássaros. Se encontrar algum animal marinho em condição de perigo por favor avise ao Projeto Maré (73) 999540214  (11)999999376

Para saber mais, visite a pagina no Facebook @projetomare.ba

O Projeto Maré também oferece visitas monitoradas aos ninhos e recebe estagiarios e voluntarios para participação nas ações desenvolvidas. 

  projetomare

 Monica Paoletti e Vevé

 

  projetomare3