A TerraCycle quer eliminar a ideia de lixo. Para isso desenvolve um projeto contando com a ajuda dos próprios consumidores que participam através das Brigadas. Vila de Santo André se engajou a esta proposta neste verão e criou uma brigada para recolher embalagens de protetor solar, shampoo e creme para cabelo, de qualquer marca. Estes resíduos difíceis de reciclar e normalmente dispensadas por cooperativas de reciclagem, serão enviados à TerraCycle. As empresas Coppertone e Fructis patrocinam as brigadas que estamos participando e o que viraria lixo é transformado em novos produtos pela TerraCycle que vão desde bancos de jardim reciclados até mochilas feitas com a técnica ‘upcycle’.

terracycle

A TerraCycle paga o correio para o envio dos resíduos. Ao receber verifica a quantidade e computa dois pontos por embalagem para o time de coleta. Os pontos TerraCycle equivalem a R$0,02 por unidade e será enviado ao Centro Educacional Maria Marta, uma entidade de caráter assistencial e educacional que mantê o curso de educação infantil e atende 45 crianças da vila com turnos da manhã e à tarde. 

A TerraCycle conta com uma equipe de cientistas e designers que se esforçam para encontrar soluções para reciclar e transformar os resíduos que coletamos em produtos novos. Através da técnica Upcycle, um resíduo pré-consumo, ou seja, produzido pela própria indústria, é aproveitado para se tornar um outro produto da mesma forma e material do resíduo. Já a reciclagem reaproveita o resíduo pré e pós-consumo para produzir uma matéria-prima para outros produtos, como o plástico injetável feito a partir de embalagens de salgadinhos. E o melhor de tudo, quando você compra e usa um produto upcycled da TerraCycle pode enviá-lo de volta na brigada do resíduo que deu origem ao produto, e obter crédito pela embalagem uma segunda vez.