mariafarinha 1

Neste domingo 02 de agosto teve início a Semana da Cultura Nordestina. A data foi escolhida em homenagem ao músico brasileiro Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que faleceu neste mesmo dia, em 1989. E neste pensamento, com uma mostra da cultura da orla norte de Cabrália, foi aberta a Maria Farinha, uma pequena loja no Vila Angatu Eco Resort & Spa.

mariafarinha 2  

Com produtos básicos para turistas a loja traz a mostra de alguns artistas da região, como as joias da terra da Lara Mascarenhas do Guaiú, os trabalhos em crochê da Silvia Coelho, as luminárias da Luz da Mata, as cerâmicas da Ana Teresa Tamancoldi, os trabalhos em coco do Bené de Santo Antônio, os colares e filtros dos sonhos dos índios da Mata Medonha, e tudo se mescla de forma harmônica, diversificados como a cultura nordestina.

mariafarinha 3

Por ter sido influenciada por indígenas, africanos e europeus, a cultura ganhou características próprias, os costumes e tradições variam de cada estado, abrange muitas áreas:  as artes, crenças, cultos religiosos, literatura popular e danças. Manifestações culturais que se destacam em Cabrália, entre elas estão as festas juninas, o Cordão de Caboclo, a Chegança, o Boi Duro, a festa de Iemanjá, o caruru para Cosme Damião, o artesanato, a capoeira, o carnaval... E também a gastronomia, um dos grandes patrimônios nordestinos, que na cidade é pontuada pela lagosta diante da farta pesca local. 

mariafarinha 4   

 

  mariafarinha 5